quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

ENSINO DE ENGENHARIA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Autores: Coordenadores dos Cursos de Engenharia Agronômica, Civil, de Produção e Elétrica do UNIFAFIBE.


Os cursos de Engenharia têm o objetivo de formar profissionais devidamente qualificados para ingressarem e se consolidarem no mercado de trabalho. No entanto, para que o Centro Universitário capacite estes profissionais é necessário que seus cursos de Engenharia ofereçam atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Ensino ocorre em sala de aula em conjunto com o professor, também se dá através das atividades extraclasse direcionadas pelo docente. No UNIFAFIBE também existem as práticas integradoras, que também contribuem com a assimilação de conteúdos.

Pesquisa se dá através da realização de atividades de iniciação científica, pelo trabalho de conclusão de curso, entre outros trabalhos de produção cultural e científica.

Extensão é composta pelas atividades realizadas em parceria com a comunidade próxima ao Centro Universitário.

Neste último caso surge um desafio aos cursos de Engenharia. Como cursos voltados para os setores da indústria, construção civil e agronegócio podem realizar atividades destinadas à comunidade?
É nesse sentido que os cursos de Engenharia do UNIFAFIBE têm se destacado ao realizar as seguintes atividades:

  • Fórum de Profissões: durantes às manhãs de sexta-feira todos os coordenadores do UNIFAFIBE participam de um bate-papo com os estudantes do Ensino Médio sobre as atribuições dos profissionais das diferentes áreas e sobre mercado de trabalho. Na seqüência os estudantes fazem uma visita pelo Centro Universitário. No ano de 2016 os laboratórios de Engenharia receberam a visita de 650 visitantes neste projeto.
  • UNIFAFIBE Cidadã e Dia da Responsabilidade Social: nos dias 21/05 e 17/09 os Cursos de Engenharia estiveram no centro da cidade de Bebedouro prestando serviço à população e levando informações sobre sustentabilidade.

  • Projeto de casas sustentáveis: Curso de Eng. Civil apresenta projetos de casas sustentáveis.
  • Dias de Campo: projeto desenvolvido pelo Curso de Eng. Agronômica aproximou alunos e produtores rurais e possibilitou a troca de informações com a comunidade durante os eventos na Fazenda-escola do curso.
  • Empresa da Qualidade: os resultados dos projetos da disciplina de Engenharia da Qualidade do Curso de Engenharia de Produção foram convertidos em doações para entidades de caridade da cidade de Bebedouro. 
  • Auxílio na montagem da horta hidropônica da Escola Abílio Manoel: o Curso de Engenharia Elétrica prestou auxílio na instalação do sistema de acionamento da bomba utilizada.
  • Acessibilidade como tema de estudo: as Práticas Integradoras do curso de Engenharia Elétrica tiveram acessibilidade como tema, os estudantes propuseram soluções tecnológicas, que posteriormente foram apresentadas e debatidas durante o I Fórum de Engenharia Elétrica, que contou com a participação de membros da comunidade que realizam ações nesse sentido. 

  • Aulas de Revisão para o ENEM no UNIFAFIBE: projeto liderado pelos coordenadores Paulo Afonso (Eng. Elétrica) e Siumara (Pedagogia), contou com a participação dos coordenadores dos Cursos de Eng. Agronômica, Eng. Civil, Eng. de Produção, Ciências Contábeis, Design Gráfico e Educação Física e com outros professores do UNIFAFIBE. O projeto contou com a participação de 80 estudantes do Ensino Médio.
  • Atividades envolvendo o Recanto São Vicente de Paula: os cursos de estiverem próximos à Instituição através da prestação de auxílios diversos.

  • Arrecadação destinada ao Hospital Júlia Pinto Caldeira durante a Gincana UNIFAFIBE Cidadã: os Cursos de Engenharia, assim como os demais cursos do UNIFAFIBE, auxiliam na arrecadação de materiais destinados ao Hospital Júlia Pinto Caldeira durante a gincana realizada no início do ano letivo.

Os Cursos de Engenharia Agronômica, Civil, de Produção e Elétrica têm prestado serviços de grande relevância à comunidade, além de motivar os estudantes de Engenharia durante a graduação.

É importante que os futuros Engenheiros compreendam conteúdos específicos e dominem determinadas ferramentas tecnológicas, mas também é indispensável que estes profissionais apresentem um olhar capaz de identificar necessidades da comunidade ao seu redor e busquem soluções para saná-las.