quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Descargas Atmosféricas


Raios, trovões e relâmpagos


Definições:

Raio: descarga elétrica atmosférica, ou seja, movimentação de cargas elétricas entre nuvem e solo. Os raios podem tanto "subir" do solo em direção às nuvens, como "descer" percorrendo o sentindo contrário, isto dependerá da forma como estão distribuídas as cargas elétricas no local, este artigo apresente mais informações sobre o assunto.


Relâmpago: luz intensa ("clarão") de curta duração causada pela descarga elétrica;

Trovão: som produzido pela descarga atmosférica.


Incidência de raios no Brasil
 
De acordo com o INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais, Infográfico - Mortes por raios e Perguntas e Respostas), o Brasil é atingido anualmente por 50 milhões de raios.
Nos últimos 15 anos mais de 1700 pessoas foram atingidas por raios no país, 5 a cada 100 destes casos ocorreu em praias.
Os registros dos indivíduos atingidos por descargas atmosféricas revelam que a maioria é composta por homens (82%), com idade entre 15 e 24 anos (43%), que realizam atividades rurais (25%) ou em casa (19%) e a maior parte dos incidentes ocorrem no verão (43%).
A NBR 5419:2015 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas apresenta um gráfico denominado "curvas isocerâunicas", que apresentam dados sobre a incidência de raios nas diferentes regiões do país, revelando locais com maior e com menor probabilidade de ocorrência de descargas.
Saiba quais são os 10 municípios brasileiros mais atingidos por raios no Brasil acessando este link.


Onde buscar proteção em caso de tempestade ?

  • Se você estiver em um local aberto evite se proteger debaixo de árvores, quiosques ou guarda-sóis;
  • Evite se abrigar em estruturas abertas;
  • Se estiver em piscina, rio, lagoa, praias, entre outros; saia da água e busque abrigo em uma construção fechada, são excelentes abrigos sobretudo se possuírem SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) em conformidade com a NBR 5419:2015 (apresentado a seguir);
  • Vale a pena desligar eletrodomésticos na residência e evitar utilizá-los durante a tempestade;
  • Se estiver em local aberto ou em escadas/andaimes, busque abrigo assim que houver formação de nuvens de chuva, pois as descargas atmosféricas podem ocorrer independente das chuvas, basta haver desequilíbrio de cargas elétricas entre solo e nuvens;
  • Automóveis são locais seguros (não apenas porque os pneus são de borracha, mas porque estruturas fechadas atuam como Gaiolas de Faraday, já que as cargas excelentes em um condutor permanecer em sua periferia), este efeito também é valido para os aviões;
  • Cobrir espelhos não passa de um MITO e não torna a casa mais segura.


SPDA - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas
 
Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas são compostos por um três elementos: captores, condutores de descida e malha terra (aterramento).
Basicamente são aceitos pela norma os captores do tipo Franklin e Gaiola de Faraday.
Franklin
 
Gaiola de Faraday

 
Cabo de cobre nu presente em uma malha de aterramento
 
Importância do ENGENHEIRO ELETRICISTA
 
Além de atuar na geração, transmissão e distribuição de Energia Elétrica, um dos pilares do mundo moderno, os Engenheiros Eletricistas também são responsáveis pelos projetos das instalações elétricas prediais e industriais.
Portanto, quando afirmamos que edificações que apresentam SPDA de acordo com a norma são estruturas seguras significa que este sistema foi projetado por um profissional devidamente capacitado (graduação em Engenharia Elétrica) e com registro no CREA.
Se você se interessar em se tornar um profissional capaz de elaborar este e outros projetos de Engenharia, então conheça nosso curso, mais informações no site do UNIFAFIBE.

Sobre o autor:











Prof. Me. Paulo Afonso Franzon Manoel 
Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica do
Centro Universitário UNIFAFIBE
Envie um e-mail.