domingo, 18 de dezembro de 2016

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Engenharia Civil 


 O setor da construção civil é um dos mais importantes para o desenvolvimento da sociedade, mas produz graves impactos ambientais devido ao grande consumo de materiais e geração de resíduos.

 Ao fim da vida útil das construções ou reformas, muitas vezes devido ao desgaste dos materiais ou por não atender mais as necessidades dos usuários, dos quais não comportam adaptações, é necessária a sua demolição ou substituição. No entanto isto resulta em poluição e desperdício, pois diversos materiais poderiam ser reutilizados ou reciclados.


A demolição ou desmontagem organizada nas edificações é uma importante questão a ser considerada, pois permite melhores resultados na reutilização ou reciclagem dos materiais, além de contribui para a redução do consumo de matérias-primas, portanto corrobora com o desenvolvimento sustentável do setor.



Nos últimos anos o Projeto para o Desmonte ou Desconstrução - Design for Disassembly-DFD está ganhando cada vez mais espaço na construção civil. O projeto para desmonte ou desconstrução deve ser incorporado à fase inicial do desenvolvimento do projeto, como ferramenta na aplicação dos componentes e materiais utilizados com o objetivo de aumentar as chances de reutilizar e reciclar os materiais de maneira mais eficaz e consequentemente a preservação do meio ambiente.

 

A II Semana de Estudo do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário - UNIFAFIBE, realizada entre os dias 17 a 21 de Outubro de 2016 promoveu o “1º Desafio da Ponte de Macarrão” para os alunos do curso. Os discentes tiveram a oportunidade de colocar em prática alguns dos seus conhecimentos adquiridos, elaborando e executando um Projeto de Ponte de Macarrão. As pontes foram avaliadas pela estética e pela carga suportada antes do rompimento.


 
Sobre a autora:



Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Adami Gatti