sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA CONSERVACIONISTA


Engenharia Agronômica

A agricultura conservacionista é considerada um dos mais notáveis fatores responsáveis por avanços no desenvolvimento agrícola da última década. Trata-se de um conjunto complexo de processos tecnológicos que objetiva preservar, melhorar e otimizar os recursos naturais, mediante o manejo integrado do solo, da água e da biodiversidade, compatibilizado com o uso de insumos externos.
.

Em razão dessa importância da agricultura de produzir mais e ao mesmo tempo ser cada dia mais sustentável, o Curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário UNIFAFIBE promoveu no mês de maio, o 1° Dia de Campo sobrez Agricultura Conservacionista, através de seus alunos do 5° ano. O evento foi realizado na Fazenda-Escola do curso localizada nas dependências da Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB) e foi coordenado pelo Professor Dr. Fábio Luiz Checchio Mingotte.

Na oportunidade foram apresentadas tecnologias aplicadas aos sistemas conservacionistas de produção agrícola e pecuária, com destaque para o Sistema de Plantio Direto na Palha (SPD); a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) envolvendo as culturas do milho, sorgo, soja, feijão, braquiária, crotalária, com componentes animal e florestal; adubação verde e  rotação de culturas e implantação da cultura de cana-de-açúcar com Mudas Pré-Brotadas (MPB) em sistemas consorciados/intercalares com leguminosas.

Sobre a autora:
Prof.ª Me. Luciene de Andrade Bianchi Lopes
Coordenadora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário UNIFAFIBE 
Envie um e-mail